Faça aqui sua pesquisa:

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Protestos no Cairo

Nesta quarta, voltando de um jantar excelente, com amigos, à beira do Nilo, entrei na Internet e me deparei com fotos e notícias sobre a situação aqui no Cairo. Como sempre - sem que isto seja uma crítica - o recorte faz a situação parecer maior do que é na verdade.

O clima por aqui é essencialmente tranquilo. Ontem, apenas, tivemos as aulas canceladas na Escola de Árabe, porque já estavam todos esperando pelo que está acontecendo: manifestantes ocupando ruas (especialmente no centro / "Downtown") e carros e mais carros da faminta tropa de choque (talvez eles ganhem um pouco mais do que os 175 reais mensais que recebe um policial comum) posicionados em cada esquina.

Resultado: nada disso impediu que tivéssemos provas finais esta manhã, que eu e um grupo de amigos estrangeiros (um suíço, uma dinamarquesa, dois americanos e, sim, uma brasileira) fôssemos ao centenário mercadão do Khan el-Khalili para fazermos as últimas compras antes de embarcarmos de volta a nossos países.

No meio do caminho, porém, nosso táxi foi surpreendido por uma manifestação em frente ao Sindicato dos Jornalistas do Egito. Passamos a tempo de ver, pelo retrovisor, a tropa de choque chegando para mais um confronto... (estas são as fotos que eu consegui tirar com o celular) nada que representasse um perigo para quem, como nós, acompanha por dentro uma situação que enxerga de fora.


Um comentário:

Anônimo disse...

Reflexão altamente neste sítio, reflexôes como aqui vemos destacam ao indivíduo que observar neste sítio :/
Escreve muito mais do teu blog, a todos os teus leitores.