Faça aqui sua pesquisa:

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Gabeira confirma ascensão e vai ao segundo turno com Paes

Para quem começou a campanha eleitoral na quarta colocação, com 9% das preferências, Eduardo Paes (PMDB) é o único candidato que segue com tranqüilidade para o segundo turno, onde enfrenta Fernando Gabeira (PV).

A virada de Paes ocorreu no início de setembro, alavancada pelo apoio do governador Sérgio Cabral, o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita - 6 minutos e 48 segundos - e por uma campanha que consumiu 40,6% da receita de todos os candidatos a prefeito somados, ou R$ 3,2 milhões.

Até a reta final da campanha, a outra "vaga" para o segundo turno estava sendo disputadíssima entre Gabeira, Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PC do B). Gabeira superou, só na reta final, por uma pequena diferença de pontos percentuais.

O número elevado de candidatos, 12 no total, e a falta de debates na televisão colaboraram para a indefinição do cenário, até o último dia.

Gabeira surpreendeu os adversários ao pular do quarto lugar para vencer Crivella na disputa pela segunda vaga para o dia 26 de outubro. No embate com Paes, ele espera contar com uma aliança dos demais candidatos de esquerda em torno de seu nome, contra o candidato de Cabral.

Leia mais em Gabeira confirma ascensão e vai ao segundo turno com Paes

Nenhum comentário: