Com apenas 12,74% do eleitorado carioca, a zona sul não tem o apelo quantitativo da zona oeste e dos subúrbios, mas garante visibilidade mesmo a atos pequenos de campanha - e faz diferença para os candidatos que contam com o chamado "voto de opinião". Não é por acaso que a região foi escolhida por Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (PT) e Chico Alencar (PSOL) para o último dia de campanha. Neste sábado (4), eles participam de carreata pela orla e pelo Flamengo e de caminhada por Laranjeiras. Fernando Gabeira (PV) marcou presença no calçadão de Copacabana já na sexta (3).
"O candidato tem que ter discurso para a classe-média escolarizada, que é esse segmento que nós observamos aqui da zona sul a Barra e Recreio. Esse segmento é aquele que pode mudar de opinião pelo convencimento. Todo o debate que sai nos noticiários, sobre, por exemplo, o 'voto útil' da esquerda ou a nacionalização ou não das eleições municipais, impacta essa parte da cidade", explica o professor Cesar Romero Jacob, da PUC-Rio, autor de análises sobre indicadores da geografia eleitoral carioca.
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