No seu relatório anual, "The State of the News Media 2009", que traz uma análise detalhada do mercado de mídia nos Estados Unidos, o Project for Excellence in Journalism (PEJ), do Pew Research Center, confirma resultados pessimistas sobretudo para os jornais impressos.
Mesmo antes da recessão, a indústria jornalística já buscava alternativas para garantir a sobrevivência. Com as receitas em queda, os meios de comunicação lutaram para encontrar novas formas de coleta de notícias online e de financiamento para a transição digital. Enquanto isso, a migração da audiência para a internet e o desmoronamento do sistema econômico davam novos sinais da gravidade da situação, destaca o relatório em sua introdução.
O relatório também identifica seis principais tendências para o mercado de mídia:
- O debate de como financiar a indústria de notícias pode estar concentrando-se em soluções erradas, enquanto ignora outras idéias.
- O poder está sendo transferido ao jornalista individual, afastando-se das organizações jornalísticas.
- Na web, as organizações de notícias estão concentrando-se menos em atrair o público e mais em desenvolver novas formas de distribuição de conteúdo.
- Os meios de comunicação estão formando parcerias com antigos rivais.
- Em 2008, os canais de TV por assinatura “estiveram perto de se converter na principal plataforma televisiva para o discurso político americano”.
- Na cobertura da campanha eleitoral, os meios de comunicação foram “mais reativos e passivos e menos investigadores dos candidatos” do que no passado.
Sobre a questão da campanha eleitoral norte-americana, o relatório confirma uma tendência pró-Obama entre os jornalistas.
Entre os jornais: Obama teve 50% de matérias positivas, 23% de matérias negativas e 27% de neutras, enquanto McCain teve 5% de positivas, 65% de negativas e 30% de neutras.
Em toda a mídia: foram 38% de positivas, 27% de negativas e 34% de neutras para Obama, contra 14% de positivas, 57% de negativas e 29% de neutras para McCain.
Deve-se ressaltar que, nos EUA, a grande imprensa tende a declarar abertamente apoio a um ou outro candidato, o que, em vez de ser temido e reprovado, deveria ser tomado como exemplo e desejado.
Clique aqui para baixar uma versão-síntese do relatório, em pdf.
Publicado por Thyago Silva Mathias
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