Faça aqui sua pesquisa:

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Alma Guillermoprieto: "O jornalismo na América Latina hoje é exercido com falta de imaginação"

Com informações do Knight Center for Journalism

Para a jornalista mexicana Alma Guillermoprieto, colaboradora de publicações como a revista New Yorker, o jornalismo na América Latina, hoje, é exercido com pouco rigor e falta de imaginação. Foi o que disse em uma entrevista ao portal Milenio, em que confessou que todos os seus artigos "guardam certo veneno aos políticos, pois creio que a falta de decência na política latino-americana é uma tragédia".

Sobre sua maneira de se relacionar com os entrevistados, Guillermoprieto afirmou: "O grande segredo de um repórter é confiar no fato de que todos queremos contar nossa história. Todos. Todos queremos ser compreendidos. Ouvidos. E os repórteres, na maioria das vezes, não escutam. Eles estão em busca das aspas e não da verdadeira história por trás delas. Porém, se [o jornalista] vai em busca da verdadeira história, o entrevistado percebe isso e agradece".

Sobre o jornalismo latino-americano de hoje, Alma Guillermoprieto comenta: "Os jornais na América Latina, me dá pena dizer, não são bons. Há raríssimas exceções. Os jovens repórteres, muitas vezes brilhantes, se queixam de seus editores, do salário... com toda a razão. Mas também não são incrivelmente imaginativos na hora de propôr textos e abordagens para a realidade. A realidade latino-americana é infinitamente rica, é mágica e incrível. Falta ao jornalismo latino-americano descobrir como transmitir isso. O mundo ainda precisa ser descoberto, e tudo precisa ser escrito. Mas [os jornalistas] não se comprometem plenamente com isso. Os jornais da América Latina também precisam abordar todos os dias temas que possam mudar um país ou uma cidade".

Publicada por Thyago Mathias

Nenhum comentário: