Faça aqui sua pesquisa:

domingo, 19 de abril de 2009

"Isso é apenas uma parte de mim." - Susan Boyle

Como a vida, o domingo deste blog propicia contrastes.
Se na postagem abaixo é possível encontrar uma atriz de talento reconhecido, com uma beleza primorosa que lhe abre portas, mas com limitações musicais que não impediram o brilho em um filme recente, na vida real encontramos Susan Boyle.

Descrita como "a antítese do glamour televisivo: feia, acima do peso, pouco charmosa, brega e desengonçada", a escocesa tem 47 anos, está desempregada e nunca beijou na boca, segundo ela mesma. Quando subiu ao palco do programa Britain's got talent, um espaço próprio para ridicularizar candidatos ao estrelato, ela teve de ouvir assobios de troça, gargalhadas e cinismo do trio de jurados. Susan disse inspirar-se na estrela dos musicais ingleses Elaine Paige e teve que ouvir murmúrios e enxergar expressões de "quem esse traste acha que é?". Foi só abrir a boca, porém, para ser ovacionada de pé, deixar a platéia de queixo caído e calar as expressões de gente - como nós - que não está acostumada a ver além das aparências.
Quando perguntada sobre sua idade, ela não hesitou em rebolar, responder e acrescentar: "Isso é apenas uma parte de mim". E é a menor parte, a que menos importa!

Segundo o jornal O GLobo, "a escocesa é a mais jovem de uma família humilde de nove irmãos. Durante o parto, em 1961, ela sofreu de insufiência de oxigenação no cérebro, fatalidade que deixou sequelas e que é atribuída como explicação para a dificuldade de aprendizado que ela teria nas décadas seguintes. Na escola, outro problema foi sua aparência: seria hipócrita negar que Susan é feia".

Já para o Daily Telegraph, "Susan Boyle warned against image makeover".

Quem tem medo de Susan Boyle?
A televisão? Quem empacota mediocridade sob uma aura de juventude e beleza? Não se trata de um alerta sobre a image makeover que teria se tornado comum na mídia contemporânea, mas quem tem medo do que é aparentemente feio, perde talentos escondidos. E não é por dizer que antigamente era diferente. Provavelmente, desde que a divulgação da imagem foi facilitada pelo meio, beleza tornou-se mais relevante, inicialmente, do que conteúdo. Afinal, quem não gosta do que é esteticamente belo? No entanto, entre as diversas apreciações estéticas, encontra-se a beleza musical e esta, por mais que sua aparência nunca tenha lhe permitido uma chance, Susan Boyle tem.

No ano de Quem quer ser um milionário?, esse tipo de programa televisivo às vezes cumpre, na vida real, o seu propósito: dar uma oportunidade a quem a vida nunca deu. Aos 47 anos ou não, sempre há tempo!

Como o youtube não permite mais a incorporação do vídeo, vale seguir este link para conferir o talento de Susan Boyle, na interpretação de I dreamed a dream, do musical Os miseráveis.
Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: