Faça aqui sua pesquisa:

domingo, 12 de abril de 2009

Por que a remoção de favelas tem que ser tabu?

Do Globo Online

Apesar de ressaltar que a prioridade de sua administração é a criação de moradias populares, o prefeito Eduardo Paes afirmou ao GLOBO que "a remoção não é a melhor opção no caso de comunidades já consolidadas, mas o assunto não pode ser tratado como um tabu, nem descartado completamente". É o que mostra reportagem de Jacqueline Costa, Luiz Ernesto Magalhães e Selma Schmidt, publicada na edição deste domingo. A remoção não é a melhor opção no caso de comunidades já consolidadas. Mas o assunto não pode ser tratado como tabu, nem descartado completamente. Por isso, deve e merece ser discutido pela sociedade - afirma Paes.

A partir dos anos 80, a expressão remoção de favelas passou a ser estigmatizada como uma prática autoritária do passado. De acordo com Liana Rosemberg, professora da Faculdade de Educação da Uerj e especialista em urbanismo, o lado positivo das remoções foi esquecido. Sem elas, a Lagoa, por exemplo, poderia ter se transformado num grande complexo de favelas.

Projeções indicam que o entorno da Lagoa teria hoje cerca de cem mil pessoas em favelas.

Em pleno século XXI, parece bobagem falar em liberdade de expressão, mas o pensamento politicamente correto inibe discussões que ainda não tiveram seu ponto final. Quem disse que não se pode fazer remoção de favelas? O político que lançasse esta indagação seria crucificado até há pouco tempo, desde que, no Estado do Rio, o Brizolismo consolidou sua herança. Entre os pontos positivos da gestão Eduardo Paz, encontra-se justamente o de levantar esta questão. Vamos conferir no que vai dar!

Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: